Um procedimento baseado na acessibilidade para a concepção de Planos Estratégicos de Mobilidade Urbana: o caso do Brasil

EURE (Santiago)

versión impresa ISSN 0250-7161

EURE (Santiago) vol.43 no.128 Santiago ene. 2017

http://dx.doi.org/10.4067/S0250-71612017000100005 

ARTÍCULOS

Um procedimento baseado na acessibilidade para a concepção de Planos Estratégicos de Mobilidade Urbana: o caso do Brasil

Andréa Mello. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (cEFET), Rio de Janeiro, Brasil.
Licinio Portugal. Universidade Federal do Rio de Janeiro (uFRj), Rio de Janeiro, Brasil.

RESUMO | A elaboração de um plano de mobilidade urbana comprometido com a sustentabilidade vem sendo defendida em todo o mundo, sendo que a sua formulação representa um desafio conceitual e prático. No Brasil, apesar de ser uma exigência legal, apenas uma parcela irrisória das cidades a atende. Dentre os motivos se alegam dificuldades quanto ao uso das metodologias tradicionais. Nesse contexto, intenciona-se desenvolver um procedimento que estabeleça as bases para a definição de estratégias associadas à acessibilidade com vistas a promoção de uma mobilidade sustentável. A concepção deste procedimento pretende contribuir para superar restrições tipicamente observadas nas abordagens convencionais, destacando o conceito de acessibilidade por seu potencial de articulação entre transportes e uso do solo. Procura ser aplicável às especificidades de metrópoles brasileiras. Espera-se assim colaborar para que o Plano de Mobilidade cumpra com a sua missão e seja um instrumento de transformação sintonizado com o interesse público.
PALAVRAS-CHAVE | planejamento urbano, sustentabilidade urbana, mobilidade.